O Evento
Colóquio Ibérico de Estudos Rurais
13 a 15 de Outubro 2016
A Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER), a Asociación Española de Economía Agraria (AEEA) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) através do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), em parceria com a Asociación de Geográfos Españoles (AGE), os Grupos de Sociología Rural y de la Alimentación de la Federación Española de Sociología (FES), a Rede de Estudos Rurais (RER, Brasil), a Sociedad Española de Historia Agraria (SEHA) e a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) realizam em Vila Real (Portugal), entre 13 e 15 de outubro de 2016 a décima primeira edição do Colóquio Ibérico de Estudos Rurais.
O Colóquio Ibérico de Estudos Rurais realiza-se desde 1988, numa parceria da AEEA e da SPER. O CIER constitui-se como um espaço consolidado de debate multidisciplinar e transdisciplinar sobre a identificação e análise dos desafios e oportunidades suscitados pela especificidade e diversidade dos territórios rurais. Junta académicos, investigadores, peritos e profissionais de vários campos disciplinares e promove a interacção entre os saberes teóricos e práticos, contribuindo para a construção do conhecimento transdisciplinar. O CIER é um espaço de debate global, contando com a participação em crescendo de outras “geografias”, em particular com as que têm laços históricos e culturais com a Península Ibérica, com destaque da América Latina e dos países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O tema do Colóquio ─ Desenvolvimento Inteligente e Inclusivo em Territórios Rurais ─ visa promover a discussão e análise de ideias, propostas e resultados de investigação e de experiência real já obtida sobre a aplicabilidade e aplicação da agenda do crescimento inteligente e do desenvolvimento sustentável e inclusivo nos territórios rurais em diversos contextos geográficos e socioculturais, com destaque da Europa e da América Latina.
São múltiplas as questões suscitadas pelo tema. O que é afinal o crescimento inteligente? Qual é a sua convergência com o desenvolvimento sustentável e com o desenvolvimento inclusivo? As estratégias de especialização inteligente são uma solução para promover o desenvolvimento baseado no conhecimento e nas especificidades do local? Em que territórios rurais? Correm-se riscos de marginalizar ainda mais os territórios rurais periféricos? Como evitá-lo? O XI CIER será uma oportunidade para debatê-las, juntando académicos, investigadores, estudantes, autarcas, técnicos e outros interessados no passado, presente e futuro dos territórios rurais.